PIS 2016: datas, como sacar e mais!

PIS 2016: datas, como sacar e mais!

Compartilhe no whatsapp e redes:

Saiba tudo sobre o PIS 2016! Esse benefício, concedido aos trabalhadores brasileiros, é pago pela Caixa uma vez por ano e serve para complementar a renda. Confira o calendário e veja como sacar!

Se você ainda não recebeu o PIS referente ao ano de 2015, então deve se apressar. A Caixa realizará os pagamentos até o dia 30 de junho. Depois desse período, terá início um novo ano-base. Segundo informações do Ministério do Trabalho, mais de 23,6 milhões de trabalhadores brasileiros contam com o direito de receber o abono salarial em 2015. Desse total, 21,5 milhões já realizaram o saque.

PIS 2016 datas, como sacar e mais!

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é uma iniciativa que contribui com o desenvolvimento das empresas privadas e também ajuda os seus colaboradores. O benefício é determinado pela Lei Complementar n° 7/1970 e a Caixa Econômica Federal se responsabiliza pelos pagamentos.

Vale ressaltar que PIS e PASEP são coisas diferentes. O primeiro benefício contempla colaboradores de empresas privadas. Já o segundo é voltado para servidores públicos federais, municipais ou estaduais.

O valor do abono salarial é referente a um salário mínimo (R$ 880). Caso o saque não aconteça dentro do prazo, o dinheiro volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Quem pode receber o PIS 2016?

Para receber o PIS 2016, é preciso se enquadrar em algumas condições. São elas:

– Ter cadastro no programa há no mínimo 5 anos;

– A remuneração mensal não pode passar de dois salários mínimos;

– Ter exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias no ano de 2015.

– Ter os dados registrados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referente ao ano-base.

Como sacar o PIS?

Antes de sacar o PIS 2016, é muito importante observar o calendário de pagamento, afinal, as datas de recebimento do benefício variam de acordo com o mês de aniversário.

Providencie um documento de identificação com foto (RG ou CNH) e vá até uma das agências da Caixa. Quem já tem o cartão cidadão pode efetuar o saque no abono direito no caixa eletrônico ou em uma casa lotérica.

PIS 2016 datas, como sacar e mais! 1

Quem ainda não possui o cartão cidadão pode solicitar o documento na agência da Caixa mais próxima. Para isso, é preciso providenciar a seguinte documentação: RG, carteira de trabalho e número de inscrição no PIS. Vale lembrar que esse número é composto por 11 dígitos e serve para dar mais segurança aos benefícios sociais, tanto o abono como também o FGTS e o seguro desemprego.

Quem é cliente da Caixa pode receber o PIS através da conta individual. O benefício só será depositado, no entanto, se houver uma movimentação superior a R$1,00.

Datas do PIS 2016

Os trabalhadores terão o prazo de até 30 de junho para sacar o abono salarial. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, cerca de 1,6 milhões de pessoas ainda não realizaram o saque do benefício.

O calendário referente ao ano de 2016 será publicado oficialmente na 2ª quinzena de julho. Quem tem interesse em consultar a disponibilidade do PIS deve acessar o site da Caixa e realizar a consulta online.

Ficou alguma dúvida sobre o calendário do PIS 2016 ou sobre o saque do benefício? Então acione a central de atendimento pelo telefone 0800-7260207.


Compartilhe no whatsapp e redes:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *