FGTS para empréstimo: aprenda como funciona!

Explicamos tudo sobre o FGTS para empréstimo:como funciona, como fazer e muito mais, clique e confira!

O FGTS é uma poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador que funciona como uma garantia para protegê-lo em caso de demissão sem justa causa. Os valores do FGTS pertencem exclusivamente ao trabalhador e, em algumas situações especiais, pode ser sacado sem que o trabalhador tenha deixado o emprego. Tem direito a recebê-lo todos os trabalhadores com Carteira de Trabalho assinada.

Como funciona o FGTS para empréstimo?

FGTS para empréstimo

Desde novembro de 2012 é possível obter recursos emprestados para fins específicos. Aqueles que trabalham com carteira assinada podem ter acesso a recursos do FGTS para fazer o financiamento da compra de materiais de construções bem como reformas em sua propriedade residencial.

A solicitação do empréstimo com fundo de garantia serve para qualquer beneficiário do FGTS, todo trabalhador tem esse direito, no entanto, alguns classes de cidadãos são privilegiados e tem prioridade na liberação. Vamos aos exemplos: famílias com baixa renda, famílias que possuem imóveis avaliados abaixo do limite, cidadãos idosos, deficientes e mulheres chefes de família.

Uma das principais vantagens que esse tipo de empréstimo oferece é o prazo de pagamento que pode ser pago em até 120 meses (10 anos). Além disso, a taxa de juros costuma ser bem convidativa de até 12% ao ano. O crédito não será descontado do FGTS do trabalhador.

Valores para empréstimo com FGTS

O valor liberado pelo empréstimo com FGTS pode chegar a até 20 mil reais por solicitação e os juros são de 1% ao mês chegando então aos 12% ao ano. Se você deseja ter acesso a esse tipo de crédito deve ter uma conta no FGTS e a propriedade não pode ser avaliada em mais de R$ 500 mil.

Como conseguir o empréstimo com FGTS

Para solicitar o seu empréstimo com FGTS você deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Lembre-se de levar um comprovante do imóvel e documento que indique e comprove a regularização da área a ser construída.

Importância da utilização do FGTS como empréstimo

Atualmente o Brasil passa por uma crise econômica que está afetando a vida da maioria dos trabalhadores, principalmente os de carteira assinada que estava com compromissos financeiros assinalados a anos atrás e com essa crise estão com dificuldade de arcar com as responsabilidades de pagar um financiamento imobiliário, por exemplo, ou até mesmo outros pagamentos.

Com a possível utilização do FGTS como empréstimo, o empregado tem uma garantia de que conseguirá pagar suas responsabilidades com uma verba importante. Já falamos aqui também em um outro artigo, sobre como verificar a situação do benefício. Sugiro a leitura.

 

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *