Certificado de regularidade do FGTS: veja como conseguir!

Certificado de regularidade do FGTS,  é um documento que comprova o pagamento das parcelas do benefício. Confira o passo-a-passo para fazer a consulta online e esclareça as principais dúvidas sobre esse serviço.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício trabalhista, que foi criado pelo Governo Federal para amparar o trabalhador brasileiro durante o período de desemprego. Cabe ao empregador, no início de cada mês, depositar em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal um valor de 8% da remuneração paga ao colaborador.

certificado de regularidade do FGTS revela se uma empresa está regular ou não. (Foto: Divulgação)
O certificado revela se uma empresa está regular ou não. (Foto: Divulgação)

Todo trabalhador formal, que atua em regime de CLT, tem o direito de receber o FGTS. O dinheiro, depositado na conta da Caixa, pode ser sacado em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, fechamento da empresa ou doença grave.

Para verificar se o empregador está cumprindo com o seu dever, a Caixa criou um serviço que gera o certificado de regularidade do FGTS. Esse pedido mostra se a empresa está cumprindo ou não as obrigações legais junto ao Fundo de Garantia.

O que é o certificado de regularidade do FGTS?

O certificado de regularidade do FGTS, também conhecido pela sigla CRF, é um documento emitido pela Caixa. Ele serve para comprovar que o empregador está em dia com as parcelas do fundo de garantia dos seus colaboradores.

Qualquer empregador, devidamente cadastrado no sistema do FGTS, pode obter o CRF. Para isso, no entanto, é preciso informar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ou Cadastro Específico do INSS.

Para gerar o certificado, a Caixa exige que o empregador não esteja com pendencias junto ao Fundo. O pagamento das contribuições precisa estar em dia, assim como os dados cadastrais também devem estar atualizados.

O CRF pode ser solicitado ao empregador em diferentes situações. O pedido do documento é comum para obter favores creditícios e isenções, fazer empréstimos, participar de licitações ou simplesmente para fins de arquivamento.

Como conseguir o certificado de regularidade do FGTS?

Experimente realizar a consulta online. (Foto: Divulgação)
Experimente realizar a consulta online. (Foto: Divulgação)

Para fazer o pedido do CRF não é preciso comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal. Você pode realizar todo procedimento pela internet e gerar o documento com segurança. Vamos ao passo-a-passo:

1. Acesse a página de “Consulta Regularidade do Empregador”.

2. Escolha o tipo de inscrição para realizar a consulta (pode ser CNPJ ou CEI).

3. Informe a inscrição da empresa. Vale lembrar que o CNPJ tem 14 dígitos e o CEI tem 12. Lembre-se de não usar separadores.

4. No item UF, defina o estado do estabelecimento.

5. Digite o código de verificação.

6. Clique no botão “Consultar” para processar a pesquisa.

7. Pronto! Em instantes o site exibirá o certificado de regularidade do FGTS.

Viu só como é fácil descobrir se uma empresa está regular com o FGTS? Siga o passo a passo apresentado acima e realize a consulta. Ficou alguma dúvida sobre o certificado de regularidade? Deixe um comentário. Já falamos também sobre a CND INSS, sugiro que leiam o artigo

Até a próxima!

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