Carta de apresentação: modelo, como fazer e mais!

Saiba tudo sobre a carta de apresentação! Esse documento pode ser de grande ajuda na hora de procurar emprego, mas é preciso tomar cuidado com o conteúdo do documento para não colocar a oportunidade a perder.

A carta de apresentação, como o próprio nome já diz, é uma forma do candidato se apresentar para a empresa em que pretende trabalhar. Ela pode ser escrita de forma convencional ou digital. A entrega pode ser feita junto com o currículo.

Carta de apresentação

Como fazer carta de apresentação?

Apesar de dividir opiniões a carta de apresentação é uma ferramenta muito positiva na vida de quem está buscando oportunidades de trabalho. Ela completa o currículo e oferece um espaço para fazer marketing pessoal. Através da carta, o candidato pode ressaltar os seus pontos positivos, reforçar as experiências profissionais e demonstrar, através de poucas palavras, que pode fazer a diferença na empresa.

Algumas dicas podem ser de grande ajuda na hora de redigir uma carta de apresentação. Confira:

Esqueça as fórmulas prontas

Você pode até se inspirar em uma carta de apresentação pronta, mas evite copiá-la à risca. O ideal é personalizar o texto, inclusive colocando o nome da pessoa que receberá o currículo.

Carta de apresentação por e-mail

A maioria das empresas já recebe currículos por e-mail. Nesse caso, você pode colocar uma breve apresentação sobre o seu perfil profissional no corpo da mensagem. Essa dica é prática e chama atenção para a leitura.

Mostre que você se enquadra no perfil

Ao escrever a carta de apresentação, você pode demonstrar que preenche os requisitos exigidos pela empresa. Se a companhia está em busca de um profissional com experiência e mobilidade, por exemplo, deixe claro que você é quem ela procura: “Gostaria de me candidatar à vaga ____, pois tenho sete anos de experiência na área, inglês avançado e disponibilidade para viagens”.

Carta de apresentação

Cuide do texto

Escreva a carta utilizando um tom mais formal de vocabulário, mas sem forçar tanto. Antes de enviar o documento, faça uma revisão, a fim de identificar possíveis erros de ortografia. Não se esqueça de que a primeira impressão é a que fica!

Cite uma indicação

Se você recebeu alguma indicação profissional, então aproveite para mencioná-la na carta de apresentação. Exemplo: “Prezado (nome da pessoa que vai receber), conversei com o José porque tenho interesse na vaga de (colocar o cargo). A indicação de uma pessoa conhecida tem muito peso na triagem dos currículos.

Cuide da estrutura

A carta de apresentação deve ser clara e objetiva. O texto não pode ter mais do que três parágrafos. No final, o candidato deve assinar para reforçar a veracidade das informações. Se o documento for entregue pessoalmente, redija em um papel A4.

Modelo de carta de apresentação

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer uma boa carta de apresentação? Então veja o modelo abaixo e inspire-se:

Prezados Senhores,

Estou em busca de uma oportunidade profissional na área de Marketing Digital e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou graduada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Mídias Digitais. Atuo no segmento há 7 anos, com destaque para o desenvolvimento de conteúdo para sites.

Segue em anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados. Fico à disposição para uma entrevista.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Gostou do artigo? Tem mais alguma dica para fazer uma carta de apresentação? Deixe um comentário. Já falamos aqui sobre os índices fgts tambem, sugiro a leitura do artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *