Seguro desemprego: O que é? Como funciona?

Já sabe das novas regras para o Seguro Desemprego de 2016? Veja tudo aqui já!

No artigo de hoje vamos lhe explicar o que é o seguro desemprego, para o que ele serve, como e quando você poderá solicitá-lo e as novas regras de 2016. Não perca mais tempo e saiba tudo agora!

Novas-regras-do-seguro-desemprego-20161

O que é o seguro desemprego? Quais as novas regras de 2016?

O seguro desemprego é um direito de todo trabalhador, é um programa criado pelo governo para garantir algum tipo de sustento se o trabalhador foi demitido sem justa causa e se nesse período ele ainda não conseguiu outro trabalho. É de grande valia e ajuda milhares de cidadãos de todo nosso país, porque na maioria das vezes não é fácil e rápido conseguir outro emprego logo depois que você foi demitido, então para que o cidadão não fique totalmente desamparado existe o seguro desemprego, que é recebido em parcelas por alguns meses, o valor e as parcelas também dependem do tempo que você trabalhou anteriormente e também do valor do seus últimos 3 salários.

O seguro desemprego está na lei como direito do cidadão, no artigo 7º da Constituição Federal do Brasil de 1988.

O seguro desemprego não beneficia só quem foi demitido sem justa causa, mas também os pescadores no período do defeso, que ficam impossibilitados de exercer sua função por um período de tempo e dessa forma precisam desse auxílio para se manterem.

Para o ano de 2016 foram trazidas novas regras e exigências para o requerimento do seguro desemprego. Para o seu primeiro requerimento, além de a demissão ser sem justa causa você tem que ter trabalho por pelo menos 18 meses (1 ano e meio) com carteira assinada, no segundo requerimento ter trabalhado por 12 meses (1 ano) e no terceiro ter trabalhado por 06 meses.

O número de parcelas do seguro desemprego também mudou, no primeiro pedido serão 4 parcelas – se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses  nos 36 meses (3 anos)anteriores. No segundo pedido serão 4 parcelas – se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses, 5 parcelas – se tiver trabalhado no mínimo 24 meses (2 anos). No terceiro pedido serão 3 parcelas – se tiver trabalhado entre 6 e 11 meses, 4 parcelas – se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses, 5 parcelas – se tiver trabalhado por pelo menos 24 meses (02 anos).

Para fazer a solicitação do seu seguro desemprego você deve agendar sua visita e levar consigo todos os documentos necessários juntamente com os documentos que a empresa que demitiu lhe fornecer, depois de tudo acertado você receberá as parcelas do seu seguro desemprego.

Esperamos ter ajudado com as dicas de hoje. Para outras dúvidas e sugestões nos deixem comentários.

Obrigada e até a próxima!

 

Recomendados para você:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *