Sacar FGTS Inativo:saiba tudo aqui!

Governo Temer quer permitir sacar FGTS Inativo, veja como vai funcionar, quem pode sacar e como saber se você tem direito. Clique e confira conosco.

Um dos benefícios mais utilizados pelos trabalhadores, o FGTS teve algumas mudanças sugeridas e aprovadas pelo governo, nesse fim de 2016. Para aquecer a economia e tentar tirar o país da crise, será permitido sacar fgts inativo, de contas antigas que nunca foram sacadas e estão ha anos paradas, a princípio seria possível sacar somente mil reais, mas essa aprovação ainda está sendo discutida. Para tirar suas dúvidas, vamos explicar tudo aqui neste artigo. Mas primeiro, vamos explicar o que é o FGTS para quem nem faz idéia do que se trata. Voce vai poder usar e gastar como bem entender, seja em lojas da moda, site de cupons ou o que quiser. Acompanhe conosco.

O que é o FGTS? Como Funciona?

sacar fgts inativo

Indo direto ao assunto, o FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É um depósito mensal, referente a um percentual de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no nome do empregado que deve ser aberta na Caixa Econômica Federal. Esse dinheiro rende uma correção básica e fica lá guardado para alguns casos específicos da vida do trabalhador.Algumas situações em que o FGTS pode ser sacado:

– Na demissão sem justa causa;

– No término do contrato por prazo indeterminado;

– Na rescisão do contrato por extinção total da empresa, interrompimento das atividades dela por qualquer motivo; fechamento de filiais ou agências; falecimento do empregador ou se o contrato for anulado;

– Na rescisão do contrato quando o empregador e o trabalhador entraram em acordo sobre uma demissão, por exemplo, e se ocorrer um fator imprevisível que obrigue o patrão a rescindir o acordo de trabalho, como um incêndio que impeça a continuidade do trabalho;

Sacar FGTS Inativo – do que se trata?

O que ocorre é que se o trabalhador sai de uma empresa fora de alguma das situações acima (como quando ele mesmo pede para sair), esse dinheiro não pode ser sacado e fica lá “preso” nessa conta. O que o governo está propondo é que essas contas que ficam anos inativas, tenham o dinheiro liberado e o trabalhador possa sacar e utilizá-lo.

No último dia 22, o governo federal anunciou a possibilidade de saque integral de contas inativas do FGTS. Antes, a regra estabelecia que os trabalhadores com carteira assinada só podiam sacar até R$ 1 mil de contas inativas, e caso estivessem desempregados por, pelo menos, três anos ininterruptos.

temer-fgts-inativo

A mudança permitirá que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores retirem todo o saldo das contas inativas até 31 de dezembro de 2015. A medida foi tomada pelo governo para estimular a economia no próximo ano.

Quem vai poder sacar?

Quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão até dezembro de 2015 vai poder sacar o dinheiro das contas inativas.

Quando será liberado?

Em fevereiro de 2017, o governo começou a  liberar o calendário de quando esse dinheiro poderá ser sacado, para que não haja uma corrida aos bancos.

Como gastar?

Muitas lojas estão aproveitando esse dinheiro na mão do consumidor e fazendo altas promoções. Por exemplo é possível encontrar cupons de desconto extra, walmart e outros.

Como saber se posso sacar.

É tudo muito simples, o trabalhador só precisa do seu numero do PIS e CPF, e consultar no site da caixa,Será necessário digitar o número de Identificação Social (NIS – PIS) e cadastrar uma senha. O saldo também pode ser consultado com o cartão cidadão, em terminais de autoatendimento da Caixa.

Conclusão

Pois é pessoal, espero que tenham curtido as informações, qualquer duvida procure uma agência do governo e se intere. Nas Agências da Caixa Econômica federal também é possível se orientar melhor, procure a mais perto de você!

Até a próxima!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *