Problemas com o saque do FGTS? Veja como resolver!

Está tendo Problemas com o saque do FGTS? Veja nossas dicas para resolver!

O governo decidiu liberar para saque o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que fica inativo quando uma pessoa pede demissão, por exemplo. Isso para aquecer a economia e o país voltar a crescer. Já está estipulado o cronograma que começa no dia 10 de março para pessoas nascidas em janeiro e fevereiro, seguindo os meses posteriores até 31 de julho, último dia de saque para os nascidos em novembro e dezembro.

Problemas com o saque do FGTS

Problemas com o saque do FGTS

O FGTS pode não ter sido depositado corretamente e o trabalhador terá que procurar o seu ex-patrão para saber o motivo do porquê que não foi feito o depósito. Se não resolver, então a culpa pode ficar sobre a Superintendência Regional do Trabalho que é a principal fiscalizadora dos depósitos do FGTS e é uma boa alternativa a recorrer a resolução dos problemas. Na década passada, o nome era DRT (Departamento Regional do Trabalho), órgão onde se fazia a carteira de trabalho pela primeira vez. Paralelo a isso, também pode-se recorrer ao Sindicato dos Trabalhadores, que é um órgão na cidade que coordena as admissões e demissões, onde a pessoa vai quando é demitida para assinar os papéis de encaminhamento à Caixa Econômica Federal como o Seguro Desemprego e outros.

Outro problema ainda relatado sobre o saque do FGTS é sobre as contas inativas que estão como ativas onde o saque do FGTS só pode ser feito para quem se desligou da empresa até 31 de dezembro e consta que os depósitos foram feitos até depois dessa data. Isso só pode ser resolvido com uma comprovação que mostre que o trabalhador desfez o vínculo com a empresa antes dessa data. Isso é conseguido com uma carteira de trabalho com os registros ou melhor ainda, com a rescisão de trabalho.

Há muitas pessoas com esses problemas. Há até pessoas que só agora descobriram que o antigo patrão não fez o depósito dos valores mensalmente e a empresa já se extinguiu e estão com medo de não receber o benefício. Elas estão procurando informações com a Caixa, isso fez com que a Caixa divulgasse essas informações para confortar a população. A Caixa Econômica Federal na semana que antecedeu o feriadão de carnaval abriu 2h mais cedo, inclusive nos sábados, para se dispor a informar somente sobre FGTS.

Bem pessoal, espero que tudo de certo com vocês. Já falamos aqui como calcular as férias de trabalho.

Dúvidas ou sugestões de artigos, deixem nos comentários!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *