Pedido de demissão: modelo, como fazer e mais!

Você está insatisfeito com o seu emprego? Então veja como fazer uma carta de pedido de demissão e confira modelos prontos para se inspirar.

Pedir demissão não é algo tão comum, principalmente em tempos de crise econômica. No entanto, quando o colaborador está descontente com o seu trabalho ou quer encontrar uma oportunidade melhor, ele deve tomar a atitude de pedir as contas.

Pedido de demissão modelo, como fazer e mais!

Como fazer pedido de demissão?

Quase sempre, o empregado comunica a sua saída da empresa através de uma conversa com o chefe. Nessa comunicação verbal, ele mostra os motivos que levaram a demissão e combina a quantidade de dias que vai trabalhar a partir do seu aviso prévio.

A lei determina que o funcionário deve trabalhar por 30 dias para cumprir o seu aviso prévio. Esse período começa a ser contado a partir da data de aviso da demissão. Se essa lei não for respeitada, ele é obrigado a pagar um salário à empresa.

Como redigir a carta de demissão?

Não basta apenas se demitir em uma conversa com o chefe. É preciso documentar essa comunicação verbal, através de uma carta de demissão. Esse documento deve ser encaminhado ao departamento pessoal.

O colaborador deve escrever uma carta de pedido de demissão de próprio punho e não simplesmente assinar um documento. No texto, ele deve citar a data de admissão, se optou pelo aviso prévio ou não e falar um pouco sobre os motivos que levaram ao desligamento, mas sem entrar em muitos detalhes.

A carta de demissão é o suficiente para sair da empresa de forma legal, desde que o colaborador tenha menos de um ano de serviço. Se ele estiver trabalhando há mais de um ano na empresa, ele precisará homologar o pedido de demissão no sindicato da classe.

Modelo de pedido de demissão

Pedido de demissão modelo, como fazer e mais!

Você não sabe como escrever uma carta de pedido de demissão? Então veja a seguir um modelo pronto:

À

(nome da empresa)

Prezado(s) senhor (es)

Por motivos pessoais, venho por meio desta carta oficializar o pedido de demissão do cargo que ocupo nesta empresa. Agradeço os anos de trabalho e de aprendizado.

Informo que irei cumprir o aviso prévio a que estou sujeito por lei.

Atenciosamente,

(cidade, dia, mês e ano)

(Assinatura do empregado)

Dicas para pedir demissão

Pedir demissão nem sempre é tarefa fácil. Veja a seguir algumas dicas para deixar a empresa sem se “queimar”:

Comunique o chefe: ao invés de ficar falando pelos corredores da empresa que vai se demitir, comunique o chefe direto.

Escolha o momento certo para a conversa: nada de abordar o chefe no café para comunicar a demissão. O ideal é ir até a sala dele e informar a sua decisão, de forma prática e objetiva. Lembre-se de não criar expectativas com essa conversa.

Explique os motivos ao chefe: fale, sem muitos detalhes, o que motivou a demissão. Mudança de carreira, proposta vantajosa ou insatisfação com a empresa são algumas opções.

Avalie a contraproposta: se o chefe não quer te perder, ele fará uma contraproposta, prometendo aumento de salário, novos projetos ou promoção dentro da empresa. Não aceite a oportunidade de primeira. Peça um tempo para pensar e assim avaliar os prós e contras.

Gostaram das dicas? Já fizemos aqui vários artigos falando sobre aposentadoria, recomendo que leia, pode ajudar. há tambem o artigo sobre cnd inss que é bem legal.

Recomendados para você:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *