Fraude no FGTS: como se proteger?

Veja como ocorre a fraude no fgts e como ficar livre dela com nossas super dicas!

O FGTS é um benefício criado para proteger os trabalhadores de possíveis demissões. O sistema é bastante antigo, mas ainda existem fraudes que acabam prejudicando os trabalhadores. Aqui você vai saber como se proteger desse problema.

Como funciona o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um valor que todas as empresas, sejam públicas ou privadas devem pagar mensalmente. O benefício é referido para cada um dos funcionários, que serve como recurso financeiro em caso de demissão sem justa causa ou quando a pessoa se aposentar. Os patrões que não mantém o pagamento em dia poderão ser multados. O sistema foi criado pelo Governo Federal para funcionar como reserva financeira para os trabalhadores. O dinheiro depositado pelas empresas na Caixa Econômica Federal é utilizado para melhorar as cidades e outros benefícios para a população.

fraude no fgts

Fraude no FGTS – conheça as principais

Saques irregulares

Um dos tipos de golpes mais comuns quando se fala em FGTS é a retirada de valores por parte de pessoas com nome falso, na maioria das vezes de pessoas que já morreram. Para isso é feita a falsificação da assinatura do beneficiário. Já foram registrados casos que os próprios agentes da Caixa Econômica estavam envolvidos nisso.

Falsificação envolvendo donos

Outro crime que fez algumas empresas perderem milhões de reais foi à falsificação de documentos dos donos das empresas, que dessa forma liberavam o saque do FGTS para os funcionários, que no caso não existiam. O esquema envolve funcionários da empresa que está sendo roubada, eles deviam assinar uma falsa rescisão, para que o golpe fosse aplicado. As informações dos proprietários eram obtidas através da invasão das contas pessoais e outros dados, tudo realizado de maneira on-line. Em alguns casos os saques eram feitos em nome de terceiros.

Crime de estelionato

Os funcionários que simulam a saída de um emprego para realizar o saque do FGTS podem ser enquadrados no crime de estelionato. Esse tipo de ação causa prejuízos para a Administração Pública Federal. Embora o FGTS seja um benefício de cada trabalhador, para realizar os saques é necessário avisar com alguma antecedência.

Aviso Prévio o que é Como funciona

Multa para o FGTS

O FGTS oferece multa de 40% acima do valor acumulado para os trabalhadores que forem dispensados sem justa causa. O Fundo de Garantia oferece 40% sobre todo o valor já depositado na conta do empregado, mesmo que ele tenha feito retirada, essa quantia vai entrar na conta final. O cálculo do valor é feito após a demissão, e o tempo contando de aviso prévio não vale para acumular mais dinheiro. Todos os trabalhadores possuem esse direito, não sendo exigido tempo mínimo na empresa para ter direito ao benefício. Muitas pessoas não sabem dessa lei e acabam perdendo o que possuem direito, as empresas que não pagam o indicado podem sofrer punições caso denunciadas.

O que fazer para se proteger?

Os trabalhadores e empregados que desejam não sofrer com esse tipo de fraude devem tomar muito cuidado ao movimentar dados. Quando for realizar alguma operação com o FGTS o ideal é avisar com antecedência, para evitar futuros problemas.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações e protejam-se contra fraudes ok? Já falamos aqui sobre a certidão negativa do inss que é bem interessante tambem.

Até a próxima!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *