ESocial: o que é e como funciona, saiba agora!

Conheça tudo sobre o Esocial e como regularizar sua situação de empregado doméstico, gerar guia de recolhimento e muito mais!

Uma das questões mais importantes da manutenção dos funcionários domésticos é fazer todos os pagamentos necessários da carteira de trabalho deles. Sabendo que hoje em dia esses pagamentos são obrigatórios por lei, além de extremamente justo, já que essas pessoas trabalham e fazem de nossas vidas tão mais práticas e agradáveis.

Vamos falar do eScoial, portal criado pelo governo federal ara ajudar a todas as famílias que tem empregados domésticos a manter todos os pagamentos sociais e trabalhistas destes trabalhadores em dia, com muita praticidade e respeito aos direitos trabalhistas.

Como funciona e eSocial e quais as suas vantagens?

esocial como funciona

O e-Social é o portal criado para que você possa registrar seu empregado doméstico da forma correta, evitando desarranjos com a legislação trabalhistas que podem culminar em um processo por parte do empregado.

Exatamente por isso, o eSocial permite que você cadastre sua residência como um simples residencial, fazendo com que você possa cadastrar e recolher corretamente todos os encargos trabalhistas dos seus empregados domésticos.

Exatamente para que os próprios moradores possam fazer a contabilidade e os pagamentos devidos aos seus empregados domésticos, o eSocial explica todos os procedimentos para estes pagamentos de forma simples e prática, permitindo que todo o cadastramento do empregado doméstico no INSS e similares seja feito pelo próprio eSocial, fazendo do processo todo mais seguro, prático e barato, já que não será mais necessária a contratação de um contador ou a perda de muito tempo e aprendizado específico para o cadastramento adequado dos empregados domésticos.

O que mais o eSocial oferece de diferenciado?

esocial gerar guia

Sendo uma forma de auxiliar os empregadores em seus encargos sociais obrigatórios em relação aos trabalhadores domésticos, o eSocial pode ser considerado também uma ferramenta importante para pessoas que tem interesse em desenvolver empresas e gerar empregos além do doméstico.

Sendo uma fonte interessante de informações sobre a legislação trabalhista, seja do ponto de vista do empregador quanto do empregado, ele pode ser usado como uma forma de “treinar” um jovem empreendedor na manutenção adequada de todos os funcionários de uma empresa.

Obviamente com supervisão, é possível e interessante envolver os filhos jovens nos registros e cuidados das taxas mensais dos empregados domésticos com o eSocial, também mostrando a todos os envolvidos que uma relação empregador-empregado pode ser mais igualitária e justa, graças aos direitos trabalhistas e a todas as garantias que a lei oferece tanto ao empregador quanto ao empregado.

Aproveite e cadastre-se agora mesmo! Já falamos aqui também sobre o cálculo de fgts, em um artigo bem interessante tambem, sugiro a leitura.

Aproveite e cadastre-se agora mesmo!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *