Entenda o que é nota de crédito e como não ter o Score baixo no Serasa

Compartilhe no whatsapp e redes:

O que você entende quando se fala de nota de crédito? E quando se fala sobre Score do Serasa? E por que é importante que Score seja alto? Entenda como isso pode afetar sua vida financeira e, na maioria das hipóteses, no momento de você pedir um cartão de crédito ou um empréstimo.

Nota de Crédito

A nota de crédito é um documento comercial emitido por um vendedor a um comprador, indicando quantidade preços e formas de pagamentos acordados entre vendedor e o comprador para produtos e serviços, cujo comprador não pagou, não recebeu ou devolveu.

Além disso, a nota também pode ser emitida no caso de mercadorias danificadas, erros ou reajustes. Uma Nota de Crédito pode reduzir ou eliminar o montante que o comprador tem de pagar ao vendedor em reação ao original da fatura emitida anteriormente.

risco score credito

A Nota contém as seguintes informações: código, data, endereço do faturamento, endereço de entrega, condições de pagamento, lista de produtos com preços e quantidade e, normalmente, traz referências a fatura original e pode estar especificada a razão de sua emissão.

O vendedor geralmente emite uma nota de crédito de igual ou menor valor do que a fatura original. Logo em seguida, reembolsa o dinheiro ao comprador ou abate este crédito de um saldo devedor de outras possíveis transações do mesmo comprador. Há casos em que o dinheiro não é devolvido, ficando o comprador com crédito com o vendedor para futuras compras. Estas notas normalmente são chamadas apenas de Créditos.

Score de crédito

Agora, como isso influencia na hora de você comprar um produto? Temos que ter em mente que tudo que compramos tem uma nota fiscal emitida. Isso tem um registro que mostra, mesmo que de modo indireto, se você é ou não um bom pagador.

Resumidamente, o Score de Crédito do Serasa mede a competência e confiança do consumidor na hora de adquirir um produto ou serviço. É com ele que banco e empresas vão analisar se você é um bom pagador e, consequentemente, liberar operações de crédito como empréstimos ou cartões de banco.

Por ser um score, existe uma pontuação que é calculada pelo Serasa. É nela que as empresas de crédito, lojas, empresas de telefonia, TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral se baseiam para emitir benefícios. O score é dividido em cinco categorias:

0 a 200 – Risco Muito Alto de Inadimplência;

201 a 400 – Risco Alto Inadimplência;

401 a 700 – Risco Médio de Inadimplência;

701 a 900 – Risco Baixo de Inadimplência;

901 a 1000 – Risco Muito Baixo de Inadimplência.

Para você ter acesso a ser Score, é só acessar o serasascore.com.br, realizar seu cadastro e assim você pode conferir sua pontuação com toda segurança e sem pagar nada.

Lembrete: você só pode consultar a sua pontuação de Score. Ela está disponível apenas a análise de crédito, disponível apenas para auxiliar na análise de crédito, disponível para empresas montarem o seu processo de tomada de decisão sobre negócios e para os próprios consumidores acessarem para reconhecer a própria pontuação no Serasa Score.

Pontuação

score credito

Mesmo com a tabela que divulgamos acima, ter um bom ou mau Score vai depender de como a empresa ou a prestadora de serviço analisa suas aprovações de créditos e compras. É importante manter uma boa pontuação para maiores chances de aprovação, mas isso não garante efetivamente. Assim, é possível que a empresa conceda crédito para uma pessoa com um score baixo, mas outra empresa não conceda crédito para uma pessoa com um score alto, por exemplo. Tudo dependerá de cada empresa e das demais informações que ela utiliza na sua análise.

Dicas

Entenda que um Score Alto é importante para você compre qualquer produto e serviço sem nenhum impedimento. Agora, se você tem o Score Baixo, é necessário que você faça algumas coisas para recuperar sua “reputação” de bom pagador.

1ª dica – Limpe seu nome

Faça o possível para quitar suas dívidas. É importante que você pague tudo em dia ou resolva suas pendências. Alguns bancos como Inter, Original e Trigg aceitam clientes com score baixo e até mesmo com o nome sujo.

2ª dica – Paga as contas em dia

Agora, o que vier de conta é necessário que você pague em dia. Não atrase, e se possível pague dias antes do vencimento. Isso conta bastante para você subir seu Score.

3ª dica – Mantenha seus dados cadastrais atualizados no Serasa

Isso também é importante para você acompanhar a situação do seu nome. Sempre consulte o site ou a empresa pessoalmente para conferir seu Score.

4ª dica – Cadastro Positivo

Outra ajuda importante é você fazer seu Cadastro Positivo. Quando você conclui seu cadastro, as empresas têm um prazo de até sete dias para iniciar o envio das informações positivos para a Serasa.

O Cadastro reúne todo seu histórico de crédito e não só as contas que você deixou de pagar: seus financiamentos, cartões de crédito, empréstimos com banco e com o comércio e outras contas que você paga todos os meses. Ele permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito.

5ª dica – Serasa Antifraude

Por esta nova plataforma, você pode acompanhar seu Score e ter total segurança ao navegar o site. Ali você também fica por dentro de qualquer mudança no seu Score. É só você acessar o www.serasaatifraude.com.br 

 


Compartilhe no whatsapp e redes:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *