Elementos que fazem a diferença no processo de compra de um imóvel

Saiba quais os pontos de atenção na hora de avaliar o imóvel desejado

Realizar a compra da casa própria é o sonho de grande parte dos brasileiros e tem se tornado realidade com mais frequência nos últimos anos pela facilidade no acesso ao crédito.

Mas antes de tudo é importante lembrar que aquisição de imóvel é um investimento imobiliário, além de uma conquista pessoal. Por isso, além de buscar elementos que atendam suas necessidades, é interessante procurar características que venham a se valorizar com o tempo.

Indo ao mercado com a mente aberta, as chances de realizar um bom negócio aumentam. Ao ter seus interesses definidos, você consegue realizar uma compra mais assertiva hoje, além de possibilitar oportunidades no mercado imobiliário no futuro.

Para realizar uma boa escolha, o segredo está no tempo em que você dedica encontrar o imóvel ideal. O importante é ter calma para explorar as opções no tempo que julgar necessário para tomar uma boa decisão.

Ao contar com o auxílio de um profissional é fundamental deixar claro quais são suas necessidades, quais seus interesses na hora de estar realizando a compra e ainda qual o seu orçamento disponível.

Ter essas informações em mãos vai ajudar o corretor a te orientar sobre as melhores opções disponíveis para aquilo que você procura. Como costumam ter muitos imóveis no mercado, é comum acabar realizando muitas visitas e se perder naquilo do seu objetivo.

Estar atento ao mercado também é outro recurso que pode te ajudar a fazer uma compra mais assertiva. Vale estudar se o momento é de alta ou queda nas vendas, quais são os últimos lançamentos e que opções têm sido as mais buscadas por outros clientes.

Esse mapeamento vai servir para orientar suas buscas, indicando o melhor momento de comprar e inclusive quais são as opções mais vantajosas frente aos elementos que você procura.

Agora que você já sabe a importância de realizar uma boa pesquisa na hora de comprar uma casa em Santa Felicidade, descubra a seguir que elementos podem fazer toda a diferença no seu negócio.

  1. Localização

Antes de mergulhar no resultado de qualquer pesquisa, o primeiro passo para encontrar o imóvel ideal é definir qual a localização que você deseja morar.

Por ser uma característica sólida, a localização é um dos elementos que mais tem influência sobre a valorização do imóvel. Por isso a importância na hora de buscar seu próximo endereço.

Faça uma visita presencial ao imóvel e procure observar o que tem ao redor do imóvel, desde comércios, serviços, acesso ao transporte público e a construção de novos empreendimentos, que contam pontos na hora da valorização.

Também observe a distância do centro da cidade, a existência de avenidas, presença de barulho, como é a vida noturna no bairro, se o policiamento é realizado. Esses são alguns pontos que podem acabar interferindo de forma negativa.

Para uma melhor avaliação, faça uma lista dos pontos positivos e negativos para escolher uma boa localização.

  1. Condições do imóvel

A regra é clara: um apartamento à venda no Pinheirinho só pode ser anunciado no mercado se estiver em condições para a moradia. Por isso, ao realizar as visitas, observe em que estado se encontra o imóvel.

No caso de imóveis usados, veja como está o estado de conservação do ambiente. Problemas com a parte elétrica e hidráulica são mais comuns do que se imagina e podem sair caro para o bolso do proprietário.

Também vale ficar atento a itens como janelas, portas, maçanetas, rodapé, piso. Outro ponto importante é as condições das paredes, em estética e também estrutura.

Já quando o assunto são imóveis novos, preste atenção no tamanho do ambiente. Observe a área dos cômodos, janelas e banheiros. Aqui é importante estar atento às suas necessidades, principalmente pelo número de quartos.

  1. Documentação do imóvel

Depois de encontrar o imóvel ideal, outro ponto que merece a atenção do cliente é a documentação. Somente os documentos em dia podem oficializar a compra e transferência da unidade.

O primeiro passo é procurar a Certidão de Registro de Imóveis. Para isso basta se dirigir ao cartório com o número de matrícula. A certidão contém todas as informações do imóvel como o histórico da construção, além do status atual da unidade.

Se houver dificuldade, a recomendação é contar com o auxílio de um especialista. Também é indicado verificar junto à prefeitura a existência de débitos referentes ao IPTU e pagamento de taxas.

Por fim, outro documento importante é a certidão de débitos negativo da taxa de condomínio, que pode ser solicitada junto à administradora responsável pelo imóvel.

  1. Taxas para o pagamento

Antes de fechar negócio, é importante avaliar se uma nova moradia cabe no orçamento. Além do pagamento do imóvel, seja ele à vista ou financiado, também é preciso incluir nas despesas o pagamento de algumas taxas extras.

A começar pelo condomínio, esteja atento ao valor cobrado no edifício em que você deseja comprar um imóvel. Esse custo normalmente inclui as despesas de administração, manutenções e também o fundo de reserva do imóvel.

Há também outras despesas relacionadas a compra do imóvel como custos com a documentação, o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além do custo da mudança e de possíveis reformas.

É importante ressaltar que o custo para a compra do imóvel não pode ultrapassar 30% da renda da pessoa ou família. Por isso também precisam ser previstos alguns custos mensais.

Entre os pagamentos que fazem parte da rotina e não podem ser ignorados estão despesas com luz, água, internet, alimentação, estudos e outras despesas fixas que dependem do orçamento para serem quitadas.

Por fim, sempre fique atento ao impacto no imposto de renda. A compra de imóvel demanda um grande investimento, assim como o uso de diferentes formas de crédito, que devem ser declaradas ao serem realizadas.

Ao seguir essas etapas, tomando o cuidado necessário nos tópicos apresentados, você poderá realizar um investimento com muito mais tranquilidade e certeza de valorização no futuro.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *