Como saber se já posso me aposentar?

Quer se aprosentar? Não sabe se já atingiu os requisitos? Saiba tudo aqui sobre aposentadoria!

Quem se aposenta, ve que chegou a hora de descansar e aproveitar a vida. Passar, viajar, jogar na loteca e curtir muito.

O artigo de hoje vai te ajudar a saber se você já cumpriu seu tempo de trabalho ou se já atingiu a idade mínima e cumpriu com suas contribuições. Atualmente há uma forma muito fácil e prática de saber isso diretamente pela internet. Então não perca mais tempo e saiba tudo agora!

size-960-16-9-idosos-aposentadoria1453982661

Saiba aqui se já pode se aposentar

As regras para se aposentar são simples mas muito gente não sabe, não entende ou nunca perguntou, mas vamos explicar tudo aqui de forma simples para que você não tenha mais nenhuma dúvida e já possa agilizar e saber fazer seus próprios cálculo e descobrir se já está perto de se aposentar.

Nas novas regras da aposentadoria, por tempo de serviço e contribuição ou idade, você deve atingir alguns requisitos que são:

  • Por tempo de serviço: 35 anos para homem e 30 anos para mulher;
  • Por tempo de contribuiçãoIntegral ou Proporcional: *Proporcional – para homens: idade mínima é de 53 anos e 30 anos de contribuição; para mulheres: idade mínima de 48 anos de 25 de contribuição. *Integral: é quando o contribuinte atende todos os requisitos da aposentadoria, tando o de tempo de serviço quanto o da idade (35 anos homem e 30 anos mulher de contribuição e 65 anos homem e 60 anos mulher, de idade) – se no caso o cidadão for professor ou trabalhador rural a idade é reduzida em 05 anos.

Vale lembrar que uma vez feito o pedido da aposentadoria, aí o cidadão já recebe a primeira parcela da sua aposentadoria já não há como voltar atrás e cancelar.

Simulador de tempo de aposentadoria – veja como calcular

Em 2013 a Previdência Social trouxe uma excelente forma de ajudar o cidadão a saber de forma simples e prática sem sair de casa a saber se já tem o direito de fazer o requerimento de sua aposentadoria, é um simulador, onde você coloca o número do seu PIS/PASEP ou o número do seu cartão de inscrição de Contribuinte Individual (Cici). Ao inserir seus dados, o simulador irá cruzar as informações que tem do seu cadastro com suas contribuições e lhe informar já quanto tempo falta pra você se aposentar e também o valor que será da sua aposentadoria. Maravilha, não é?

Se houver alguma divergência nas informações o próprio sistema da Previdência Social irá lhe mostrar uma mensagem dizendo pra você agendar um horário em uma das agências da Previdência Social para atualizar o cadastro.

Para acessar o simulador visite o link: http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao/

Esperamos ter ajudado com as dicas de hoje.

Até a próxima, pessoal!

Recomendados para você:

One Comment

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *