Como funciona o programa Cartão Reforma?

O Brasil vem enfrentando diversos problemas financeiros, essas situações caóticas acabam afetando diretamente todos os cidadãos, principalmente aqueles que vivem em estado de pobreza ou extrema pobreza e que dependem dos benefícios sociais para sustentar e suprir as necessidades dos membros compostos na família.

Existem diversos programas sociais que vieram para amenizar essas situações críticas, em termo de saúde, saneamento e auxílio financeiro.

Recentemente foi lançado um Programa do Governo Federal, chamado cartão reforma (para reformar casa), com um saldo que pode chegar até 9 mil reais. Esse programa tem a finalidade de melhorar o ambiente familiar, reformando e criando cômodos que são considerados necessários.

Como funciona o programa que reforma casas?

programa cartão reforma

É um benefício pago pelo governo para compra de materiais de construção. A ideia principal é que as famílias possam reformar, aumentar ou terminar de construir a casa própria. 

Os valores do cartão reforma não poderá ser utilizado para fins comerciais. Por exemplo: João tem uma loja de roupas que precisa ser reformada e ele está apto à receber o benefício que seria destinado para a reforma da sua casa, mas João aplicou na sua loja. Essa situação é considerada fora das regras do programa, e mediante a denúncias João poderá perder o seu benefício.

Minha cidade está participando do programa cartão reforma?

Logo no começo do programa, apenas algumas cidades do país irão fazer parte do programa cartão reforma. O Governo Federal definiu os municípios que mais precisam desse auxílio na primeira etapa. Somente os moradores das cidades e bairros selecionados poderão fazer parte do programa. Veja como consultar se a sua cidade está participando:

  • Acesse o site de capacitação do programa através no site do Cartão Reforma.
  • Na página, escolha seus estados, município
  • Clique em pesquisar para que seja feita a consulta

Saiba mais sobre o programa que proporciona a reforma de sua casa.

Quem pode participar do programa de reformas a casa?

Para ter direito ao benefício é preciso:

  • Que a renda bruta (antes de impostos e descontos) da família seja de, no máximo, R$ 2.811; ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
  • Ter celular habilitado para receber SMS (mensagem de texto);
  • Ter apenas um imóvel (considerando o país todo, não apenas a cidade) e morar nele;
  • A casa precisa estar em um dos municípios selecionados pelo governo, e também em um dos bairros indicados pela prefeitura dessa cidade;
  • Ter condições de fornecer mão de obra, equipamentos e ferramentas para as obras.

É necessário atentar-se ao ponto que fala: dar condições de mão de obra e equipamentos para que o trabalho seja executado. O programa não vai fornecer nada além do saldo para a compra dos materiais de construção.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *