Carta de apresentação: modelo, como fazer e mais!

Saiba tudo sobre a carta de apresentação! Esse documento pode ser de grande ajuda na hora de procurar emprego, mas é preciso tomar cuidado com o conteúdo do documento para não colocar a oportunidade a perder.

A carta de apresentação, como o próprio nome já diz, é uma forma do candidato se apresentar para a empresa em que pretende trabalhar. Ela pode ser escrita de forma convencional ou digital. A entrega pode ser feita junto com o currículo.

Carta de apresentação modelo, como fazer e mais!

Como fazer carta de apresentação?

Apesar de dividir opiniões a carta de apresentação é uma ferramenta muito positiva na vida de quem está buscando oportunidades de trabalho. Ela completa o currículo e oferece um espaço para fazer marketing pessoal. Através da carta, o candidato pode ressaltar os seus pontos positivos, reforçar as experiências profissionais e demonstrar, através de poucas palavras, que pode fazer a diferença na empresa.

Algumas dicas podem ser de grande ajuda na hora de redigir uma carta de apresentação. Confira:

Esqueça as fórmulas prontas

Você pode até se inspirar em uma carta de apresentação pronta, mas evite copiá-la à risca. O ideal é personalizar o texto, inclusive colocando o nome da pessoa que receberá o currículo.

Carta de apresentação por e-mail

A maioria das empresas já recebe currículos por e-mail. Nesse caso, você pode colocar uma breve apresentação sobre o seu perfil profissional no corpo da mensagem. Essa dica é prática e chama atenção para a leitura.

Mostre que você se enquadra no perfil

Ao escrever a carta de apresentação, você pode demonstrar que preenche os requisitos exigidos pela empresa. Se a companhia está em busca de um profissional com experiência e mobilidade, por exemplo, deixe claro que você é quem ela procura: “Gostaria de me candidatar à vaga ____, pois tenho sete anos de experiência na área, inglês avançado e disponibilidade para viagens”.

Carta de apresentação modelo, como fazer e mais! 1

Cuide do texto

Escreva a carta utilizando um tom mais formal de vocabulário, mas sem forçar tanto. Antes de enviar o documento, faça uma revisão, a fim de identificar possíveis erros de ortografia. Não se esqueça de que a primeira impressão é a que fica!

Cite uma indicação

Se você recebeu alguma indicação profissional, então aproveite para mencioná-la na carta de apresentação. Exemplo: “Prezado (nome da pessoa que vai receber), conversei com o José porque tenho interesse na vaga de (colocar o cargo). A indicação de uma pessoa conhecida tem muito peso na triagem dos currículos.

Cuide da estrutura

A carta de apresentação deve ser clara e objetiva. O texto não pode ter mais do que três parágrafos. No final, o candidato deve assinar para reforçar a veracidade das informações. Se o documento for entregue pessoalmente, redija em um papel A4.

Modelo de carta de apresentação

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer uma boa carta de apresentação? Então veja o modelo abaixo e inspire-se:

Prezados Senhores,

Estou em busca de uma oportunidade profissional na área de Marketing Digital e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou graduada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Mídias Digitais. Atuo no segmento há 7 anos, com destaque para o desenvolvimento de conteúdo para sites.

Segue em anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados. Fico à disposição para uma entrevista.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Gostou do artigo? Tem mais alguma dica para fazer uma carta de apresentação? Deixe um comentário.

Recomendados para você:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *