Caixa FGTS: tudo que o banco pode ajudar

Veja como funciona o sistema Caixa FGTS. Apesar do saque do benefício não ser permitido sem a apresentação de algum documento que comprove a demissão do trabalhador, o banco se compromete em manter empregado e empregador sempre informados sobre os valores, depósitos e muito mais.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, é um dos direitos garantidos ao trabalhador por conta da CLT. Sendo assim, todos as empresas devem pagar o FGTS mensalmente aos funcionários registrados, porém, esse dinheiro permanece em uma conta na Caixa Econômica Federal e só pode ser sacado após uma demissão.

A Caixa é o banco responsável por pagar o INSS. (Foto: Divulgação)
A Caixa é o banco responsável por pagar o INSS. (Foto: Divulgação)

Produtos e serviços Caixa para FGTS

A Caixa oferece diversos serviços para que a consulta ao FGTS seja de fácil acesso para todos. É possível acompanhar tudo sobre a conta FGTS, basta acesso à internet por meio de um computador ou smartphone. Entre os principais meios de consulta estão a página Serviços Sociais Caixa e o Aplicativo FGTS.

O trabalhador que tem a carteira assinada, pode acompanhar o que acontece na sua conta FGTS da Caixa diariamente, o banco informa as datas de depósito, as alterações de valores e as quantias depositadas a cada mês. Inclusive, com a opção de receber notificações por meio de mensagens de texto no celular.

Consulta FGTS Caixa

Confira o passo a passo para consultar seu FGTS pela internet:

Passo 1: Acesse a página Serviços Sociais Caixa.

Passo 2: Preencha o campo indicado com o número do seu PIS/PASEP e em seguida clique em ‘cadastrar senha’. Leia o termo de condições de uso e em seguida clique em ‘aceito’.

Passo 3: Em seguida, crie uma senha para que seja possível fazer consultas sempre que for preciso. Caso tenha o cartão cidadão, basta informar a senha utilizada para ele.

Passo 4: O acesso aos valores e datas do FGTS serão liberados, além disso, uma série de opções para obter ainda mais informações sobre o benefício.

Passo 5: Uma das opções é o ‘serviços no celular’. Ao selecionar e cadastrar o número do seu celular, as notificações sobre qualquer tipo de movimentação na conta FGTS são enviadas pela Caixa para o seu smartphone por meio de sms.

Aplicativo Caixa FGTS

O aplicativo FGTS da Caixa está disponível nas lojas de app Google Play (Android), App Store (iPhone) e Windows Store (Windows Phone). O aplicativo é gratuito e compatível com todos os modelos de celulares lançados nos últimos anos. O uso do app FGTS é bem simples, após fazer o download, é necessário apenas informar alguns dados para ter acesso às informações.

Atendimento Caixa FGTS

caixa fgts
Você pode procurar uma agência da Caixa para sanar dúvidas. (Foto: Divulgação)

A Caixa Econômica Federal também realiza o atendimento por telefone, basta ligar para o número 0800 726 0207​ de segunda a sexta das 08h as 21h e aos sábados das 10h as 16h. As dúvidas sobre o FGTS também podem ser sanadas em dias úteis em qualquer uma das agências da Caixa.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *