Benefícios Cartão SUS

Conheça tudo sobre o cartão sus, como funciona, quem pode fazer e muito m ais, clique e confira!

O sistema único de Saúde (SUS) está disponível para todas as pessoas que precisem de atendimento, independente do tipo. O SUS foi projetado pelo Governo Federal com intuito de preservar, melhorar e garantir a saúde pública brasileira, a qual passou por diversas modificações ao longo do tempo.

A fim de gerir melhor a demanda de pacientes para manter sempre o bom atendimento e a organização, foi criado o Cartão do SUS. Com esse cartão é possível realizar diversas solicitações nos postos de saúde e hospitais públicos, vale lembrar que na maioria dos casos é necessário apresentar o cartão para poder ser atendido. Se você ainda não tem acesso ao Cartão do SUS, veja quais são os benefícios e como fazer o seu.

Benefícios Cartão SUS

beneficios cartao sus

O cartão do SUS para o cidadão brasileiro foi como um presente que esperamos ansiosamente por muito tempo. Com a chegada desse benefício foi possível perceber como as marcações de exames passaram a ser mais rápidas, como o atendimento fluiu de uma forma mais organizada e mais rápida. Em algumas situações, o atendimento é tão rápido que consegue salvar vidas de várias pessoas. O SUS possui um sistema que está beneficiando os cidadãos e otimizando a forma de trabalhar dos profissionais da área. Esse sistema contém informações valiosas dos pacientes, para em caso de necessidade, poupar o tempo realizando exames de verificações ou testes de alergias.

Por exemplo: João tem alergia ao remédio “Dipirona”. Em alguns casos, para João tomar esse remédio, caso o mesmo não esteja em condições de alertar ao profissional que tem alergias, seria necessário realizar um exame para essa verificação. Mas como João já tem o Cartão do SUS e já tem também no seu cadastro quais alergias ele tem, os profissionais da área já pouparão o tempo realizando tais exames.

Como fazer o Cartão do SUS

cartao sus sede

Essa é uma tarefa rápida e prática de se fazer. A criação do cartão do SUS poderá ter seu início online e a conclusão presencial em um dos postos de saúde aptos a confecção do cartão. Deve-se lembrar que é necessário portar um documento de identificação válido em todo território nacional.

Atente-se em levar:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência no nome do solicitante.

O processo online poderá ser feito através deste atalho, basta que o cidadão preencha todos os campos com as informações que serão solicitadas.

A criação também poderá ser feita pessoalmente, a entrega é no mesmo dia e não demora nada.

Quem pode fazer Cartão SUS?

Todas as pessoas estão aptas para criar um cartão do SUS, se for menor de idade, basta levar o responsável legal do menor com as documentações citadas acima e realizar a solicitação. Recém-nascidos também poderão ter o cartão do SUS para atendimentos pós-maternidades.

Recomendados para você:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *