Aposentadoria por Idade – Previdência Social

Confira tudo sobre a aposentadoria por idade, como fazer, quem pode e muito mais, clique e confira!

Jovens e pessoas no modo geral estão se preocupando cada vez mais com o seu futuro e por isso estão começando cada vez mais cedo a contribuírem para a Previdência Social. A Previdência Social é um seguro público que garante que o trabalhador continue recebendo uma renda quando não tiver mais condições de trabalhar permanentemente ou temporariamente.

Há vários tipos de aposentadorias e todas elas dependem do tempo de contribuição, por isso quanto mais cedo você começar a contribuir, melhor. A contribuição é feita de uma maneira bem simples: você compra um Guia da Previdência Social e vai pagando mensalmente os valores ali apresentados. Quando você chegar na idade mínima e tiver o tempo de contribuição exigido, poderá solicitar a sua aposentadoria.

Requisitos para a Aposentadoria por Idade

Quem deseja se aposentar por esse tipo de aposentadoria deverá ter que preencher determinados requisitos. A aposentadoria por idade é uma das aposentadorias mais solicitadas no Brasil e muitas pessoas ainda preferem usá-la do que qualquer outra.

aposentadoria por idade

 

Entre os requisitos necessários para solicitar a aposentadoria por idade, o contribuinte deverá ter contribuído no mínimo 180 meses para a Previdência Social, ter 65 anos no caso dos homens e 60 anos no caso das mulheres. Se o contribuinte for um segurado especial, a idade mínima caí para 60 anos no caso dos homens e 55 anos no caso das mulheres.

Documentos necessários para a Aposentadoria por Idade

Ao entrar em contato com a Previdência Social para solicitar a sua aposentadoria por idade, o contribuinte deverá ter em mãos certos documentos para comprovar sua identidade e sua contribuição para o órgão. Não se esqueça de levar um documento de identificação válido com foto, o número do seu CPF, sua carteira de trabalho, os seus carnês de contribuição, e outros documentos que comprovem a contribuição.

Para os contribuintes especiais como lavradores, pescadores artesanais e indígenas, será necessário levar documentos que comprovem esta situação, como uma declaração do sindicato, alguns contratos de arrendamento, entre outros documentos.

Unidades da Previdência Social

A Previdência Social possui unidades espalhados por todo o país e qualquer um pode ir até uma para tirar suas dúvidas e até mesmo começar a contribuir. A seguir veja alguns endereços para você entrar em contato:

– Previdência Social no Rio de Janeiro: Av. Marechal Floriano, 199 – Centro – Segunda à Sexta das 7h às 17h.

– Previdência Social em Porto Alegre: Trav. Mário Cinco Paus, 20, 20ª Andar no Centro Histórico – Centro – Segunda à sexta das 7h às 17h.

– Previdência Social em Curitiba: Rua Cândido Lopes, 270 – Centro – Segunda à Sexta das 7h às 17h.

– Previdência Social em Santa Catarina: Rua Felipe Schmidt, 331 – Centro Florianópolis – Segunda à Sexta das 7h às 17h.

– Previdência Social em São Paulo: Rua José de Alencar, 56 – Brás, São Paulo – Segunda à Sexta das 7h às 17h.

Agora que você já tirou suas dúvidas pode procurar um dos postos da Previdência Social e dar inicio ao seu processo de aposentadoria por idade.

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *