Aposentadoria por Idade 2019 – como irá funcionar?

Novo governo sugere mudanças, veja como fica a a Aposentadoria por Idade 2019

Com a entrada do novo governo, muito já se disse sobre a reforma da previdência. Muita gente que já atingiu a idade de se aposentar, ainda não sabe como fazer e nem como irá funcionar a sua aposentadoria por idade 2019. No artigo de hoje vamos explicar do que se trata, quem tem direito e quais são essas mudanças. Acompanhe conosco.

Aposentadoria por Idade 2019 – do que se trata

aposentadoria idade 2019

Indo direto ao assunto, a aposentadoria por idade é um benefício previdenciário concedido a todos os segurados da Previdência Social que atingirem a idade mínima  estabelecida pela Previdência.
Essa modalidade de aposentadoria exige que o indivíduo tenha pelo menos 180 meses de contribuição ao INSS, além da idade mínima. A aposentadoria por idade pode ser urbana, rural e da pessoa com deficiência.

Quem tem direito a aposentadoria por idade?

Tem esse direito os segurados urbanos que atenderem aos requisitos mencionados, isto é, além de cumprir a carência, deve ter 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher. Porém, algumas situações diferentes são capazes alterar esse quadro. Também poderão ter acesso à aposentadoria por idade os trabalhadores rurais; pescadores artesanais; extrativistas (seringueiros); indígenas.

Conforme as categorias do Regime Geral de Previdência Social, uma das classificações dos trabalhadores é a qualidade de:

    • segurado empregado: prestadores de serviços de natureza urbana ou rural, contínuo e subordinado ao empregador;
    • segurado contribuinte individual: que não está numa relação de vínculo empregatício, ainda que de forma eventual para dois ou mais empregadores;
    • segurado trabalhador avulso: prestadores de serviços a diversas empresas, seja de natureza urbana ou rural, sem que para tanto haja vínculo empregatício;
    • segurado especial: pessoa física residente em imóvel rural ou em algum aglomerado próximo ao campo e que exerça sozinho ou em regime de economia familiar, atividades de produtor, seringueiro, pesca, artesanato;

É importante lembrar que, em qualquer dessas hipóteses, o trabalhador rural e segurado especial têm a idade para a aposentadoria reduzida: 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.

Governo Bolsonaro propõe mudanças na aposentadoria por idade 2019

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (3) que a “ideia inicial” do governo para aprovar uma reforma da Previdência é estabelecer de forma gradativa idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres.

aposentadoria bolsonaro

O projeto de reforma da Previdência enviado à Câmara pelo governo Michel Temer previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, proposta esta alterada posteriormente pela comissão especial que analisou o projeto: 65 anos para homens e 62 para mulheres.

“Todos vão ter que contribuir um pouco para ela [reforma] ser aprovada. O que pretendemos é, ao você botar no plano a reforma, passar um corte até 2022, essa é a ideia inicial. Aí seria aumentar para 62 anos homens, e 57, mulheres, não de uma vez só, um ano a partir da promulgação e um ano a partir de de 2022”, afirmou o presidente.

Mas de concreto ainda  não ha mudanças. tudo continua igual.

Como dar entrada na aposentadoria em 2019?

Os segurados que já cumpriram as regras citadas acima, podem optar em se aposentar por idade. Para dar entrada no benefício é necessário reunir o máximo de documentos que comprovem a situação de direito à aposentadoria, evitando assim que sua solicitação seja negada pelo INSS.

aposentadoria por idade 2019

Os requerimentos das aposentadorias e outros benefícios, são feitos exclusivamente nas agências físicas da Previdência Social. Além dos documentos pessoais, será necessário apresentar junto ao pedido à Previdência Social, todos os documentos referentes ao tempo de contribuição, confira:

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso dar entrada na sua aposentadoria por idade 2019

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *