Abono salarial: o que é e como funciona?

Saiba tudo sobre o abono salarial, um benefício que ajuda milhões de trabalhadores brasileiros. Entenda o que é, como funciona e o passo-a-passo para realizar o saque do dinheiro.

Até o dia 30 de junho, os trabalhadores estarão recebendo o abono salarial 2015. Segundo informações do Ministério do Trabalho, cerca de 23,6 milhões de pessoas tem direito a esse benefício. Os valores que não forem sacados dentro do prazo voltarão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O abono salarial é o direito do trabalhador de baixa renda. (Foto Ilustrativa)
O abono salarial é o direito do trabalhador de baixa renda. (Foto Ilustrativa)

O que é abono salarial?

O abono salarial é um benefício concedido ao trabalhador anualmente. O valor é de um salário mínimo federal, portanto, em 2016 ele será equivalente a R$880,00. Para receber o dinheiro, é preciso ter uma inscrição no PIS/PASEP e se enquadrar em alguns pré-requisitos.

Quem pode receber o abono salarial?

Para ter o direito de receber o abono, o trabalhador precisa estar cadastrado no Programa de Integração Social ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Esse cadastro, por sua vez, deve existir há no mínimo 5 anos. No caso do PIS, é preciso ser empregado de uma empresa privada. Já o PASEP é voltado para servidores públicos.

Também é importante: ter os dados cadastrados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), receber um salário médio mensal de até dois salários mínimos e ter exercido trabalho remunerado por no mínimo 30 dias, no ano-base.

O abono referente ao PIS é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o abono salarial do PASEP é pago pelo Banco do Brasil.

Como sacar o abono do PIS?

Não tem segredo para sacar o abono salarial PIS referente ao ano base. O trabalhador só precisa consultar o calendário de pagamentos no site da Caixa. Assim que o benefício for liberado, é necessário usar o cartão cidadão para sacar o dinheiro. Esse saque pode acontecer nas agências da Caixa, nos caixas eletrônicos ou mesmo em uma casa lotérica.

Os trabalhadores que são clientes da Caixa e possuem uma conta poupança não conjunta podem receber o benefício direto. Ou seja, o dinheiro referente ao abono é depositado direto em caso de saldo positivo e movimentação.

Quem não é cliente da Caixa e também não possui o cartão cidadão também pode receber o PIS. Para isso, basta comparecer a uma agência do banco com um documento de identidade em mãos. Ao comparecer pessoalmente à Caixa, aproveite para pedir o cartão cidadão.

Como sacar abono do Pasep?

O valor do abono é de um salário mínimo. (Foto Ilustrativa)
O valor do abono é de um salário mínimo. (Foto Ilustrativa)

O servidor público municipal, estadual ou federal tem o direito de receber o abono salarial, através do Banco do Brasil. O dinheiro normalmente é depositado na conta através da qual ele recebe o seu pagamento. Após confirmar o depósito, o participante deve comparecer uma agência BB e apresentar um documento de identificação com foto.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o abono salarial? Então acione a central de atendimento. No caso da Caixa, o número é 0800-7260207. Já o telefone do Banco do Brasil é 0800-7290001.

Já falamos aqui sobre o CND FGTS tambem, sugiro a leitura do artigo sobre ele!

Recomendados para você:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *