14 Salario do INSS em 2020? conheça esse projeto de Lei!

Idéia é de deputado do Pt, veja como funcionaria o 14 Salario do INSS e quem teria direito a receber

No mundo atual estamos em plena crise do corona virus, mas alguns senadores tem tentado ajudar os trabalhadores para alem do auxilio emergencial. É que uma proposta legislativa que esta em tramitação, daria o 14 salario do inss aos trabalhadores. entenda a seguir.

14 Salario do INSS – do que se trata este projeto de lei?

A proposta de criação de um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS neste ano de pandemia foi feita por um advogado de São Paulo, teve o apoio de mais de 20 mil pessoas e foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. O senador Paulo Paim (PT-RS) assumiu a relatoria da proposta e a transformou em projeto de lei. Segundo Paim, além de dar um auxílio financeiro para aposentados e pensionistas que usam parte de sua renda para ajudar familiares, a gratificação emergencial poderia estimular a economia. Ele estima que o 14º salário poderia injetar algo em torno de R$ 42 bilhões na economia.

14 salario inss

O QUE É A PL 3657/2020

A ideia principal da PL 3657/2020 com base em seu texto apresentada ao Senado, busca ofertar o 14º salário emergencial para aposentados e pensionistas no valor equivalente ao 13º (decimo terceiro) adiantados nos meses de abril e maio de 2020.

. Paulo Paim afirma que é uma forma de socorrer e ampliar o poderio de compra dos aposentados e pensionistas, e devido a época de fim de ano rapidamente esse dinheiro poderia aquecer o comércio brasileiro e gerar mais folego a economia nacional.

Será que sai esse ano ainda?

Apesar de o texto estabelecer que o pagamento ocorreria ainda este ano, o senador explica que caso o PL fosse aprovado no ano que vem, não haveria problemas em mudar o abono para 2021.

A intenção da PL é pagar um valor extra apenas para este ano de 2020, considerando o impacto econômico causado as famílias com a pandemia de Covid-19. Em suma o texto considera dobra o valor do abono anual pago, o que significa na prática o pagamento do 14º salário aos segurados do INSS.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações sobre o 14 salario do inss te ajudem em sua vida financeira

Já falamos em outro artigo sobre como funciona o fgts para reforma, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar 

Fonte: UOL

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *